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Agradecemos-lhe por ter optado por enviar dinheiro online com a MoneyGram.

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Perguntas Frequentes

Encontre respostas para nossas perguntas mais comuns.

Enviar dinheiro através de um agente

Como faço para enviar dinheiro a partir de uma agência da MoneyGram?
  • Encontre uma agência
  • Localize o agente MoneyGram mais próximo de você.
  • Prepare-se antes de visitar o agente mais próximo:
  • Tenha em mãos as seguintes informações:
  • Para todos os tipos de envio:
    • Seu documento de identificaçãopessoal. Confira aqui os documentos solicitados de acordo com o seu perfil*
      • Quais são os documentos serão solicitados?
      • Brasileiros: Carteira de Habilitação, ou Carteira de identidade + CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
      • Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade de Estrangeiro;
      • Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): Carteira de identidad do Estrangeiro ou Passaporte;
      • Estrangeiros de outros países: Passaporte.
    • O nome completo do destinatário, acompanhado pelo número do documento de identificação e a localização do mesmo
    • A quantidade que deseja enviar, mais taxas
  • Conclua a transação
  • Quando aplicável, preencha um formulário de envio. Entregue ao agente o formulário preenchido com os devidos recursos (incluindo eventuais taxas transacionais)
  • Notifique o destinatário
  • Guarde o recibo e compartilhe com o destinatário o número de referência de 8 dígitos que permite a retirada dos recursos

Quais são os documentos serão solicitados?

  • Brasileiros: Carteira de Habilitação, ou Carteira de identidade + CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade de Estrangeiro;
  • Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): Carteira de identidad do Estrangeiro ou Passaporte;
  • Estrangeiros de outros países: Passaporte.

1 Observe que, ao preencher o formulário de transferência, o nome do destinatário no formulário deve corresponder exatamente ao nome no documento de identificação apresentado no momento de retirar a transferência.  Por exemplo, John D. Smith NÃO é a mesma coisa que John David Smith.

Como faço para encontrar uma agência da MoneyGram?

A MoneyGram está disponível em mais de 350.000 pontos de atendimento em todo o mundo. Para encontrar o agente mais próximo, utilize a nossa ferramenta de localização de agentes MoneyGram.

Quanto custa transferir dinheiro com a MoneyGram?

As taxas da MoneyGram variam de acordo com as unidades de envio e recebimento de recursos, bem como com a quantidade enviada. Utilize a nossa ferramenta de estimativa de custos Para calcular o valor de sua transação.

Qual montante de dinheiro eu posso transferir?

€7.692).  Utilize a ferramenta ferramenta de estimativa de custos  MoneyGram para simular o custo de sua transação. *Peça informações detalhadas ao seu agente local MoneyGram sobre processos e procedimentos. 
1Os requisitos variam conforme o país. Também podem aplicar-se limites máximos de envio ou recebimento de dinheiro de acordo com as leis e regulamentações locais.

Como faço para pagar por uma transferência de dinheiro?

Você pode pagar por suas transferências apenas com moeda em espécie (dinheiro).

Quando o dinheiro será disponibilizado ao meu destinatário?

Geralmente o dinheiro fica disponível para recebimento em poucos minutos* depois da realização da operação de envio de dinheiro. 1Sujeito aos horários de funcionamento do agente local, considerando feriados, leis e regulamentações locais.

•Quais são as minhas opções de moeda?

A MoneyGram oferece várias unidades monetárias para envio e recebimento de dinheiro.
Você pode escolher a unidade monetária em que pretende enviar a transferência de dinheiro, assim como escolher a unidade monetária que será paga à pessoa que irá receber o valor transferido.
Confira as opções de unidades monetárias em nossa ferramenta de estimativa de custos.  Sempre peça informações detalhadas ao seu agente MoneyGram sobre as opções de unidades monetárias disponíveis para a sua transação.

A pessoa para quem estou enviando dinheiro pode escolher a moeda em que deseja receber a transferência de dinheiro?

no momento do fechamento de sua transação.
Confira as opções de unidades monetárias em nossa ferramenta de estimativa de custos

Como faço para saber quais moedas estão disponíveis para pagamento no país ao qual estou enviando recursos?

Utilize a nossa ferramenta de estimativa de custos para verificar se o país ao qual você está enviando dinheiro permite o recebimento de recursos em mais de uma moeda.  

O que devo fazer se a pessoa a quem estou transferindo dinheiro estiver com problemas na retirada da transação?
  1. Certifique-se de que a pessoa tenha em mãos o Número de Referência/Confirmação correto. 1
  2. fique se o seu Destinatário possui um documento de identificação válido com foto (ID) e se o nome do documento corresponde ao nome fornecido ao enviar o dinheiro. 1

1Observe que o nome no registro de transferência deve corresponder exatamente ao nome que consta no seu documento de identificação oficial.
2 Os requisitos podem variar de acordo com o país e o agente. Pergunte ao seu agente local da MoneyGram para obter mais detalhes sobre seus processos e procedimentos. Para obter mais ajuda, entre em contato conosco ou ligue para 1-800-666-3947.

Receber dinheiro num agente

O que preciso fazer para receber minhas transferências de dinheiro?

Documento de identificação pessoal com foto. 1

  • Brasileiros: Carteira de Habilitação, ou Carteira de identidade + CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade de Estrangeiro;
  • Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): Carteira de identidad do Estrangeiro ou Passaporte;
  • Estrangeiros de outros países: Passaporte.
  • Número de referência - solicite o número de referência à pessoa que lhe enviou a transferência de dinheiro 2

1 Observe que o nome no registro de transferência, informado pela pessoa que lhe enviou a transferência, deve corresponder exatamente ao nome que consta no seu documento de identificação oficial.  2 Os requisitos variam de acordo com o país, portanto, pergunte ao seu agente local MoneyGram para obter mais detalhes sobre seus processos e procedimentos.

Como faço para encontrar a agência da MoneyGram mais próxima?

A MoneyGram está disponível em mais de 350.000 pontos de atendimento em todo o mundo. Para encontrar o agente mais próximo, utilize a nossa ferramenta de localização de agentes MoneyGram.

Como faço para receber uma transferência de dinheiro?
  1. Solicite o número de referência associado à sua transferência. A pessoa que está lhe enviando a transferência de dinheiro é quem possui o número de referência.
  2. Visite uma agência da MoneyGram. Lembre-se de trazer consigo seu número de referência e um documento de identificação pessoal válido*.
  3. Preencha o formulário de recebimento na agência e entregue-o ao agente da MoneyGram para receber seu dinheiro.

Pode ser necessário fornecer sua identificação pessoal+, normalmente um ou mais dos seguintes itens:

  • Passaporte
  • Carteira de habilitação
  • Carteira de identidade nacional, ou
  • Identificação oficial emitida pelo governo

Você também pode ser obrigado a fornecer um comprovante de residência.
Pergunte ao seu agente local MoneyGram sobre as formas de identificação aceitáveis, bem como sobre detalhes acerca de seus processos e procedimentos.
Os requisitos variam de acordo com o país e o agente. Entre em contato com seu agente local MoneyGram previamente para obter informações sobre seus processos e procedimentos.
*Confira aqui os documentos solicitados de acordo com o seu perfil
Quais são os documentos serão solicitados?

  • Brasileiros: Carteira de Habilitação, ou Carteira de identidade + CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade de Estrangeiro;
  • Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): Carteira de identidad do Estrangeiro ou Passaporte;
  • Estrangeiros de outros países: Passaporte.
Quando o dinheiro será disponibilizado para retirada?

O dinheiro normalmente é disponibilizado para retirada poucos minutos após o envio com sucesso da transferência, independentemente da forma de pagamento utilizada.
1Sujeito ao horário de funcionamento do agente e aos requisitos de conformidade.

O que é Phishing?

O que é Phishing?

Phishing é um tipo de fraude on-line projetado para roubar informações pessoais, como:

  • Nome de usuário
  • Senhas
  • Informações de cartão de crédito, ou
  • Perguntas e respostas secretas

Geralmente, o phishing é realizado através de email e a mensagem está dissimulada como sendo um email legítimo da MoneyGram. Os links nestes emails encaminham para um website falso que parece o site online legítimo da MoneyGram.  O melhor é não clicar nestes links destes emails.

Como faço para reconhecer o Phishing?

Fique atento aos modelos abaixo que se enquadram como Phishing ou Fraude Online:

  • Link em um website pedindo para confirmar as suas informações de conta bancária, números do seu cartão de crédito, dados pessoais e palavras-chave;
  • Ameaças indicando que a sua conta bancária será encerrada caso você não confirme as informações de sua conta.

Recomendamos nunca clicar em links fornecidos por email. Se precisar, escreva o endereço do website diretamente no browser de seu navegador de internet.

Como faço para evitar o Phishing?

A melhor forma para evitar o Phishing (ou Fraude Online) é saber quais são as modalidades de fraudes mais comuns. Sempre leia com atenção as mensagens dos emails que você recebe:

  • E-mails em Inglês: Erros ortográficos
  • Geralmente, o inglês é a segunda língua dos phishers, por isso os erros ortográficos e de gramática na língua inglesa são bons indicadores, esteja atento.

Links falsos

  • Sempre eque precisar, escreva o endereço do website diretamente no browser em seu navegador de internet, não clique em links de emails desconhecidos.
  • Oferta super vantajosa (boa demais para ser verdade)

Sempre esteja atento a ofertas e promoções antes de realizar suas transações

O que posso fazer se for vítima de phishing?

Se você suspeitar que recebeu um email de phishing em nome da MoneyGram, fale conosco via email ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Cliente MoneyGram: 0800 892 0540.

Consciencialização de situações de fraude do consumidor

Recebi um email da MoneyGram solicitando minhas informações financeiras. Devo disponibilizar?

Não. A MoneyGram NUNCA envia emails solicitando suas informações pessoais ou financeiras.
Se receber um email suspeito como sendo da MoneyGram, reporte o ocorrido para que possamos investigar. Além disso, se as suas informações financeiras estiverem comprometidas, recomendamos que contate imediatamente a sua instituição financeira

Quem pode receber o dinheiro transferido?

Brasileiros e estrangeiros (residentes e não residentes), maiores de 18 anos. 
Para receber dinheiro serão necessários os documentos e informações solicitadas de acordo com o seu perfil.
Para colaborar ainda mais com a sua proteção, mantenha em caráter confidencial todas as informações sobre suas transferências de dinheiro e certifique-se de que conheça bem as pessoas a quem está enviando dinheiro.

O que posso fazer se eu e a pessoa para quem enviei uma transferência de dinheiro formos vítimas de fraude?

Se suspeitar que você e a pessoa para quem enviou uma transferência de dinheiro foram vítimas de fraude, reporte a fraude para o endereço fraud@moneygram.com.
Você também pode falar com nossa equipe do Serviço de Atendimento ao Cliente MoneyGram: 0800 892 0540

Onde posso obter mais informações sobre como me proteger contra fraude ao consumidor?

Para obter mais informações, consulte as nossas páginas de  protecção do consumidor  ou visite o nosso site Prevenção Contra Fraude ao Consumidorprotecção do consumidor
Precisa de Assistência? Fale conosco via email ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Cliente MoneyGram: 0800 892 05